FacebookPixel
Geral, Estatísticas

Vendas de Habitação Crescem 3,3% Durante o Verão

O mercado imobiliário português recuperou de forma significativa durante o verão, com as vendas de habitação a registarem um aumento de 3,3% em relação ao segundo trimestre, atingindo um total de 34.500 fogos transacionados entre junho e agosto.
03 out 2024

O mercado imobiliário português recuperou de forma significativa durante o verão, com as vendas de habitação a registarem um aumento de 3,3% em relação ao segundo trimestre, atingindo um total de 34.500 fogos transacionados entre junho e agosto. Este crescimento coincide com a descida das taxas de juro a partir de junho e a entrada em vigor de novas medidas públicas para a habitação, que parecem ter estimulado a procura.

De acordo com a Confidencial Imobiliário, o número de transações registado no verão reforça a tendência de recuperação que já se vinha a sentir desde a primavera, com destaque para o aumento de 7,7% nos preços de venda em agosto, face ao mesmo período do ano passado. O preço médio de venda por metro quadrado em Portugal Continental situou-se nos 2.456€, com a Área Metropolitana de Lisboa (AM Lisboa) a registar o valor mais elevado, com uma média de 2.937€/m2.

O início de 2024 foi marcado por uma quebra nas vendas de habitação (-3,1%), mas o segundo trimestre trouxe sinais de recuperação, com um crescimento de 5,1% nas transações. Este movimento positivo consolidou-se durante o verão, impulsionado pelas novas políticas habitacionais, incluindo os benefícios direcionados aos jovens com menos de 35 anos, que entraram em vigor em agosto.

Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, explica que o mercado enfrentou um período de incerteza no início do ano, causado pela instabilidade das taxas de juro e pelo cenário político nacional, o que levou ao adiamento de investimentos. "Naturalmente, a descida das taxas de juro e a entrada em vigor das novas medidas públicas para a habitação, especialmente as que afetam os jovens, tiveram um impacto positivo na procura, refletido no aumento das vendas", comenta Guimarães.

Regionalmente, as vendas cresceram em todas as áreas analisadas. Na AM Lisboa, foram transacionados 10.275 fogos, registando um aumento de 3,2%. No Algarve, as vendas também cresceram 3,2%, com 2.500 fogos vendidos, enquanto na Área Metropolitana do Porto (AM Porto) o crescimento foi de 3,8%, com 5.800 imóveis transacionados.

Geral, Estatísticas
Veja Também
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.