FacebookPixel
Geral, Estatísticas

Preços das casas subiram 2,2% no 1º trimestre de 2024.

No primeiro trimestre de 2024, os preços de venda das casas em Portugal registaram um aumento de 2,2%, em comparação com o trimestre anterior, de acordo com dados do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário.
02 mai 2024

No primeiro trimestre de 2024, os preços de venda das casas em Portugal registaram um aumento de 2,2% em comparação com o trimestre anterior, de acordo com dados do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário. Esta subida representa uma aceleração significativa em relação ao aumento de 1,6% observado no último trimestre de 2023.

Apesar deste crescimento, os analistas observaram uma desaceleração em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando os preços subiram 4,3%. Esta mudança sinaliza uma possível reversão no padrão de suavização da subida de preços, desafiando as expectativas predominantes no mercado.

A valorização homóloga também mostrou uma desaceleração, reflexo do comportamento acumulado dos preços ao longo do último ano, atingindo 9,6% em março de 2024, o que representa uma queda de 7,6 pontos percentuais em relação à taxa de variação homóloga de 17,2% registada no primeiro trimestre de 2023.

Ricardo Guimarães, diretor da Confidencial Imobiliário, explica  que "nos últimos três meses, o índice inverteu a trajetória de curto-prazo, alcançando uma variação trimestral de +2,2%, depois de ter este indicador em 1,6% em dezembro. Estes números confirmam os últimos resultados do Portuguese Housing Market Survey, refletindo um comportamento mais positivo da procura e trazendo as expetativas de vendas para terreno positivo. Espera-se que as taxas de juro comecem a cair nos próximos meses, e isso está a melhorar a confiança dos compradores, o que acaba por colocar pressão adicional sobre os preços".

As vendas residenciais também mostraram sinais positivos, com cerca de 34.300 imóveis transacionados em Portugal Continental durante o primeiro trimestre de 2024, um aumento de aproximadamente 5% em relação à média de 32.800 vendas por trimestre registada em 2023. Esta tendência reflete uma recuperação gradual, porém consistente, da atividade imobiliária desde a segunda metade do ano passado.

Em termos de preços médios, as habitações foram vendidas a um valor médio de 2.447 euros/m² no primeiro trimestre de 2024, sendo 3.413 euros/m² para habitações novas e 2.326 euros/m² para habitações usadas, no território Continental.

Geral, Estatísticas
Veja Também
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.