Portugal está em destaque como um dos destinos europeus mais populares para os turistas, com uma estadia média de 6,1 dias, de acordo com o relatório recente do Mastercard Economics Institute. Este estudo, que analisa dados agregados de transações com cartão bancário, revela que Portugal está em segundo lugar na Europa, logo após a Grécia, onde os turistas permanecem em média 6,8 dias.

Este aumento significativo do tempo de permanência dos turistas em Portugal é um salto impressionante em comparação com os 3,5 dias registados em março de 2020. O relatório indica que a tendência global é de viagens mais prolongadas, com os turistas a passar em média um dia extra, em comparação com o período pré-pandemia.

Razões para o prolongamento das estadias

Duas razões principais apontadas para o aumento do tempo de permanência são a procura por destinos mais económicos e a preferência por climas mais quentes. Conforme o relatório, "quanto mais barato for o destino, mais longa poderá ser a estadia" e "por cada grau de temperatura no destino, mais longa é a estadia".

Crescimento do tráfego aéreo e popularidade de destinos

Portugal também se destaca pelo crescimento do tráfego aéreo, com um aumento de 8% em comparação a 2019, e figura entre os dez países que mais contribuíram para a recuperação do transporte aéreo para os Estados Unidos. Para o verão, Lisboa é especialmente popular entre turistas espanhóis, franceses e britânicos, enquanto o Porto atrai suíços e britânicos.

Preferências dos portugueses

Os turistas portugueses também mostram tendências claras para o período de junho a agosto, com Genebra liderando as preferências, seguida por Nice, Ibiza, Munique e Zurique. Destinos como Menorca, Milão, Viena, Lyon e Málaga também aparecem entre os mais procurados.

Atrações e eventos populares

O estudo da Mastercard destaca ainda que eventos memoráveis têm um forte impacto económico, citando o aumento dos gastos durante o Carnaval do Rio de Janeiro e os concertos de Taylor Swift. "Os viajantes estão a procurar eventos memoráveis, que vão desde eclipses solares a concertos de Taylor Swift, o Carnaval no Brasil ou o Campeonato Mundial de Críquete", ressalta o relatório.

Tendências de gastos e recuperação da indústria de viagens

O relatório indica que os turistas estão a gastar mais em experiências e vida noturna, que representam 12% das vendas de turismo, com uma tendência menor para compras a retalho. A indústria de passageiros também está em recuperação, com transações globais de passageiros 16% acima dos níveis de 2019 no primeiro trimestre de 2024.

Alterações demográficas e estadias prolongadas

O estudo observa uma tendência de desvio das viagens dos períodos de pico de época alta para meses de estações intermédias, especialmente em países como Portugal, Grécia, Itália e Croácia. Isto é atribuído a alterações demográficas, como o aumento de reformados e de agregados familiares sem filhos, livres de obrigações laborais e calendários escolares.

Perspectivas para 2024

Em 2024, espera-se um recorde de viagens na Europa, com níveis de procura e desejo de viajar mais fortes do que nunca, reforçando a posição de Portugal como um dos destinos turísticos mais atraentes do continente.

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