FacebookPixel
Geral, Estatísticas

Índice de Expectativas do Mercado Imobiliário regressa a terreno positivo pela primeira vez em 18 meses.

Após um período de 18 meses, o mercado imobiliário português está finalmente a testemunhar sinais positivos de recuperação, de acordo com os resultados do mais recente Portuguese Investment Property Survey (PIPS) da Confidencial Imobiliário.
02 mai 2024
Após um período de 18 meses, o mercado imobiliário português está finalmente a testemunhar sinais positivos de recuperação, de acordo com os resultados do mais recente Portuguese Investment Property Survey (PIPS) da Confidencial Imobiliário.

No primeiro trimestre de 2024, houve uma consolidação da tendência de melhoria das condições de mercado, especialmente evidenciada pelos indicadores de sentimento em relação às vendas e aos preços. O indicador de sentimento em relação às transações saltou de -44 pontos no final de 2023 para -29 pontos no início de 2024, refletindo um ambiente de mercado menos negativo. Enquanto isso, o indicador de sentimento em relação aos preços de venda subiu de apenas +3 pontos para +12 pontos, indicando um consenso crescente sobre a resiliência dos preços.

As expectativas para os próximos três meses também mostram um padrão semelhante de otimismo. Embora os promotores imobiliários ainda não antecipem aumentos nos preços (indicador de expectativas em -6 pontos), eles estão prevendo um aumento nas vendas, com o indicador correspondente saindo do território negativo para um terreno positivo (+9 pontos), pela primeira vez em 18 meses. Essa melhoria é impulsionada pelas perspectivas de estabilidade nos preços e uma recuperação nas transações.

Além disso, houve um aumento na intenção de lançamento de novos projetos imobiliários, com 76% dos inquiridos planearem novos empreendimentos, o que representa um máximo histórico. Esses projetos, na sua maioria, parecem estar direcionados para o mercado de gama alta, com Lisboa e Porto a recuperar a quota de mercado e uma ênfase renovada na reabilitação urbana e promoção para a procura internacional.

No entanto, o mercado ainda enfrenta obstáculos significativos. Os custos de construção estão a aumentar novamente, enquanto os preços dos terrenos emergem como o segundo maior obstáculo à atividade, logo após o licenciamento. Apesar da implementação do Simplex, o licenciamento continua a ser o principal entrave, com um índice de pressão de 90%.

Os projetos build-to-rent ainda enfrentam desafios. Mantêm um índice de atratividade negativo, refletindo a persistente incerteza em torno deste mercado.
Geral, Estatísticas
Veja Também
Estamos disponíveis para o ajudar Pretendo ser contactado
Data
Hora
Nome
Contacto
Mensagem
captcha
Código
O que é a pesquisa responsável
Esta pesquisa permite obter resultados mais ajustados à sua disponibilidade financeira.